Permissões de acesso

O usuário-administrador define um conjunto de perfis de acesso, composto por permissões, e atribui um ou mais perfis de acesso a cada usuário. Exemplos de perfis de acesso:

  • administrador
  • vendedor
  • projetista
  • comprador
  • contador
  • financeiro

O MAXIPROD contém um grande conjunto de permissões de ler ou editar dados, ou de realizar alguma função. Exemplos:

  • cadastrar itens
  • autorizar pedidos de compra
  • rodar MRP
  • emitir NFs de saída
  • baixar insumos para ordens de produção
  • baixar títulos
  • ver o fluxo de caixa

Apenas usuários com um perfil de acesso que inclui a permissão de emitir NFs de saída, por exemplo, conseguem realizar esta ação.

Uma permissão pode ser associada a vários perfis de acesso. Cada perfil de acesso pode ter várias permissões, e ser associado a vários usuários.

O usuário que cadasta o assinante no MAXIPROD recebe o perfil de administrador (ADMIN), que possui todas as permissões, inclusive as de:

  • criar novos perfis de acesso e associá-los a permissões;
  • cadastrar novos usuários e atribuir-lhes perfis de acesso.

Criando perfis de acesso:

  1. Vá no menu gear_white > Perfis de acesso.

2. Clique em cod-externo-11.

3. Preencha os campos “Código”, “Descrição”,  expanda a opção “Informar Permissões” e clique em cod-externo-11.

4. Selecione todas as permissões que deseja incluir para esse perfil de acesso e clique em multicnpj-7.

5. Após finalizar a inserção de permissões, clique em botao_salvar.

Inserindo perfis de acesso aos usuários:

  1. Abra a tela de Usuários, menu gear_white > Usuários.

2. Clique para editar o usuário em que deseja inserir um perfil de acesso.

3. Expanda o menu “Informar perfis de acesso” e clique em cod-externo-11.

4. Selecione o perfil de acesso desejado e clique em multicnpj-7.

5. Clique para botao_salvar as alterações feitas na edição do usuário. A partir desse momento, os acessos do usuário no sistema serão delimitados pelas permissões que compõem o perfil de acesso inserido.

Configurar perfis de acesso para Multi-CNPJ

Caso você utilize a função de Multi-CNPJ, poderá segmentar os perfis de acesso dos usuários por empresas. Por exemplo, se o “Usuário 1” somente pode ter acesso ao controle de Estoques na “Empresa A”, mas pode ter total acesso à “Empresa B”, você consegue elencar diferentes perfis de acesso para esse usuário, segmentando por empresa.

Veja no exemplo abaixo como fazer essa configuração:

  1. Nesse exemplo, o assinante vai possuir duas empresas: “Empresa A” e “Empresa B”. Será feito o cadastro de dois usuários: “Usuário 1” e “Usuário 2”.
    • Empresas:
    • Usuários:
  2. O “Usuário 1” deve possuir o perfil de acesso “ADMIN” em ambas empresas. Porém, o “Usuário 2” deve conseguir acessar apenas a “Empresa A”, e somente com as permissões relacionadas ao perfil “Vendas”.
  3. Primeiro, vamos inserir os perfis de acesso relacionados à “Empresa A”. Para isso, vamos logar no ambiente dessa empresa.
  4. Logados na ambiente da “Empresa A”, agora vamos no menu Roda dentada (12) > Usuários.
  5. Clicamos para editar o “Usuário 1”. Na edição do usuário, expandimos a seção “Informar perfis de acesso” > clicamos no botão verde  > selecionamos o perfil de acesso desejado e clicamos em .
  6. Perceba que ao inserir o perfil de acesso, a coluna “Empresa” vai ser preenchida com o nome da empresa que estamos logados, ou seja, seguindo o exemplo, o perfil de acesso ficou vinculado apenas à “Empresa A”.
  7. Repetimos o processo editando o “Usuário 2” e inserindo o perfil de “Vendas”, que ficará apenas vinculado à “Empresa A”.
  8. Agora nos falta inserir o perfil “ADMIN” no “Usuário 1”, vinculado à “Empresa B”. Para isso, logamos no ambiente da “Empresa B”.
  9. Feito isso, entramos na edição do “Usuário 1” >  expandimos a seção “Informar perfis de acesso” > clicamos no botão verde  > selecionamos o perfil de acesso desejado e clicamos em .
  10. Note que o “Usuário 1” terá o perfil “ADMIN” inserido duas vezes, uma para cada empresa.
  11. Pronto, agora os usuários possuem perfis de acesso segmentados para cada CNPJ.
  12. Detalhe importante: caso um usuário vá acessar mais de uma empresa, mas não será ADMIN, não esqueça de inserir nos perfis de acesso dele a permissão “EMP007 – Acessar esta própria empresa“. Sem essa permissão, o usuário não conseguirá trocar de ambientes de empresa, pois não terá a permissão de acessar a empresa desejada.