Usuários

Usuários

 

O MAXIPROD possui um controle de assinatura feito por limite de usuários cadastrados ou por limite de acessos simultâneos. Em ambos planos, a contração é feita com base nos usuários do sistema. O “usuário” é um cadastro contendo e-mail e senha de acesso para o MAXIPROD. Além do e-mail de acesso, também é possível informar um apelido para o usuário e dados pessoais, como o telefone de contato, CPF, nº de registro profissional, entre outros.

O acesso dos usuários será mediado pelos perfis de acesso que eles possuem. Por exemplo: podemos criar um perfil de acesso específico de vendas, com permissões apenas relacionadas a vendas e, dessa forma, os usuários com esse perfil só poderão acessar telas do sistema relacionadas a vendas.

 

Duas pessoas conseguem acessar o sistema com o mesmo usuário?

Sim, é possível compartilhar o acesso com um mesmo usuário. Dessa forma, cada vez que acessar com o mesmo usuário, o sistema irá contar como uma nova sessão de login. Ou seja, se você contratar um plano para dois acessos simultâneos e duas pessoas logarem no sistema com o mesmo usuário, elas já estariam utilizando o limite total de acessos simultâneos da contratação.

 

Login e logout no sistema

Sempre indicamos que, ao concluir o uso do sistema, clique no botão de logout (), posicionado no canto superior direito da tela, para que o sistema encerre a sua sessão.

Caso você feche as janelas do navegador, sem fazer o logout, por mais que não esteja utilizando o MAXIPROD, o sistema ainda vai manter a sua sessão aberta.

Exemplo:

  • O usuário “Lucas” estava logado no MAXIPROD.
  • Ao invés de finalizar a sua sessão através do botão logout, ele fecha todas as janelas do navegador.
  • Se consultarmos agora a tela de usuários logados, podemos perceber que a sessão dele ainda estará aberta:
  • Quando o usuário “Lucas” logar novamente no sistema, ele receberá a seguinte pergunta antes de acessar o sistema: Você possui outra(s) conexão(ões) ativa(s). Gostaria de derrubar a(s) sessão(ões) anterior(es)?

Usuário geral

Existem três tipos de usuários no MAXIPROD: o usuário geral, usuário para apontamento e usuário para vendas. Eles se diferenciam pelas permissões de acesso que cada um poderá possuir e pelo valor desses usuários nos planos de assinatura.

O usuário geral é o usuário comum do sistema. Seu valor de contratação é o valor padrão dos planos e ele poderá ter quaisquer tipos de permissões e acessos no sistema. Ou seja, contratando usuários gerais, você ainda consegue limitar os acessos de cada usuário através das permissões de acesso, mas esses usuários não terão nenhum limite sobre quais permissões podem ser elencadas para eles – diferente dos usuários de vendas, que mesmo se tiverem permissões de produção, eles não conseguem acessar a parte de produção.

Usuário exclusivo de vendas

Os usuários exclusivos para vendas são uma contratação especial do MAXIPROD, na qual você dispõe de usuários com acesso limitado apenas à parte relacionada a vendas.

São usuários criados especificamente para os vendedores da empresa, sejam vendedores internos, ou representantes externos. O acesso desses usuários se limita às telas de clientes, propostas, pedidos de vendas e cadastro de itens. Esses usuários conseguirão consultar as notas fiscais, mas não terão permissão de enviar/autorizar notas fiscais.

Como definir que um usuário é exclusivo para vendas?

  1. Vá no menu  > Usuários.
  2. Clique para editar () o usuário desejado.
  3. Na edição do usuário, na seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para vendas”.
  4. Para consultar quais são permissões permitidas ao usuário exclusivo de vendas, clique no ícone de interrogação (), posicionado ao lado das opções de tipo de acesso.

Usuário exclusivo de apontamento de operações

Os usuários exclusivos para apontamento de operações são uma contratação especial do MAXIPROD, na qual você dispõe de usuários com acesso limitado apenas ao apontamento de operações.

São usuários criados para controlar o apontamento, por exemplo, em chão de fábrica. Assim, os colaboradores podem informar no sistema em quais ordens de produção e operações estão ocupados em determinado momento.

Os exclusivos para apontamento de operações são uma alternativa para que possa contratar um plano de industrial sem onerar a contratação, em casos em que o controle de apontamento de operações é acessado por apenas alguns usuários, enquanto existem mais usuários envolvidos com a execução da produção, precisando apenas apontar a mão de obra.

Como definir que um usuário é para apontamento?

  1. Vá no menu  > Usuários.
  2. Clique para editar () o usuário desejado.
  3. Na edição do usuário, na seção “Tipo de acesso”, selecione a opção “Exclusivo para apontamento de operações”.
  4. Para consultar quais são permissões permitidas ao usuário exclusivo de apontamento de operações, clique no ícone de interrogação (), posicionado ao lado das opções de tipo de acesso.

Como criar um novo usuário?

Siga os passos abaixo para criar um novo usuário no MAXIPROD:

  1. Vá no menu 12 > Usuários.novo usuario 1
  2. Na tela de usuários, clique em botao_novo.
  3. Abrirá uma janela para inserir os dados do novo usuário. Preencha os campos com asterisco*.novo usuario 2
  4.  Clique na opção “Informar perfis de acesso”. Nessa seção você irá informar quais serão os acessos desse usuário no sistema. Maiores dúvidas sobre como funcionam os perfis de acesso, clique aqui.novo usuario 3
  5. Na sequência, você encontra três opções:
    • Usuário de empresa representante: Marque essa opção se você deseja que o usuário seja um usuário especial de vendas, com acesso limitado apenas para vendas. Para mais informações sobre usuários representantes, clique aqui.
    • Estação de trabalho: Marque essa opção se o usuário cadastrado atuar na empresa como uma “Estação de trabalho”, ou seja, quando o usuário atua como um recurso específico na empresa. Por exemplo, um funcionário que aplica reparos em máquinas. Note que essa opção só terá relevância se você trabalhar com apontamentos de produção. Para mais informações nessa parte, clique aqui.
    • Pode ter apontamento: Marque essa opção se você deseja que esse usuário possa fazer apontamentos de produção. Para mais informações sobre apontamentos, clique aqui.
  6. Na sequência você encontra opções para informar outros dados adicionais do usuário, observações e anexo de documentos.
  7. Após concluir o preenchimento de todos os dados desse novo usuário, clique em botao_salvar.
  8. Feito isso, esse novo usuário poderá logar no sistema com o e-mail de acesso e senha.