Centros de custos

Centros de custos

Os centros de custos  constituem uma forma de classificar custos e despesas, como um complemento das contas contábeis.

Como tornar editáveis as contas dos centros de custos?

Acessar configurações:

Clicar em Exibir configurações de contabilidade.

Clicar no botão Utilizar plano de contas contábeis próprio.

Como criar novos centros de custos?

Para criar novos centros de custos, vá no menu Contabilidade > Cadastros > Centros de custos.

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Na tela de Centros de custos, clique em botao_novo. Preencha os campos Descrição do centro de custos e dentro de qual conta esse centro de custos deverá ser inserido.  Por fim, clique em botao_salvar.

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Como indicar que uma conta contábil pode ser subdividida entre centros de custos?

Acessar o menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”:

Editar as contas contábeis que permitirão o uso de centros de custos e selecionar a opção “Opcional” no campo “Centro de custos”:

Como informar o centro de custos no lançamento de uma despesa?

No lançamentos de despesas, após preencher a conta de destino, clicar em “Informar centro de custos/pedido” e em seguida preencher o campo centro de custos:

Como informar o centro de custos em um  lançamento contábil?

Na inserção de lançamentos contábeis também existem os campos para informar o centro de custos.

Como informar o centro de custos de um item de NF?

Na tela de inserção/edição de item da nota fiscal também existe o campo centro de custos: