Contas contábeis

Contas Contábeis

Vide também:

Plano de contas padrão do sistema x plano de contas próprio

O MAXIPROD vem inicializado com um plano de contas padrão.

A empresa tem duas opções:

  1. Usar este plano de contas, acrescentando contas próprias. As contas do plano padrão não podem ter editadas pelos usuários.
  2. Cadastrar um plano de contas novo, por exemplo o já utilizado pela empresa.

Para criar um novo plano de contas:

  1. Na tela principal, clicar o menu da engrenagem.
  2. Entrar em “Configurações > Exibir configurações de contabilidade”.
  3. Clicar em “Utilizar plano de contas contábeis próprio”. Esta operação é irreversível. O sistema copiará todas as contas do plano de contas padrão para o plano de contas próprio do assinante, e o usuário poderá alterar/excluir/acrescentar quaisquer contas livremente.

Propriedades de uma conta contábil

Tipo: analítica ou sintética.

Dentro de e classificação: posição no plano de contas.

Finalidade: indica em que funcionalidades/situações do MAXIPROD a conta contábil poderá ser utilizada. Por exemplo: ao fazer o recebimento de um valor de conta a receber, apenas contas de finalidade “Caixa/Banco (Ativo)” podem ser utilizadas.

Apelido: o apelido é utilizado em contas contábeis em que a configuração “Pode ser usada em movimentação de estoque” está marcada. Aparece, por exemplo, nas movimentações de estoque que envolvem esta conta. Aparece, também, na edição de item de nota fiscal, nos campos de “Origem” e “Destino” quando “Movimentar estoque” está marcado. Normalmente, a descrição da conta é mais extensa e é escrita em linguagem mais técnica/contábil, enquanto o apelido é mais curto e escrito de forma mais amigável, para ser utilizado por uma gama maior de usuários, como por exemplo os do almoxarifado e da produção.

Favorita: conta favorita da finalidade, usada para inicializar alguns campos, por exemplo a conta da operação fiscal.

Permite baixa por explosão: permite a baixa de insumos por explosão a partir de um local/conta contábil cuja finalidade é um dos tipos de estoque (Ativo, de Terceiros, etc). Este checkbox só aparece se a conta tiver finalidade “Estoque”.

Centro de custos: especificação obrigatória ou opcional.

Pedido de venda: especificação obrigatória ou opcional.

Conta referencial da SPED: conta correspondente, no plano de contas referencial da SPED.