Contas contábeis

Contas Contábeis

As contas contábeis são utilizadas em todos os lançamentos financeiros e de estoques que ocorrem no sistema. Como o MAXIPROD é um sistema de contabilidade integrada às demais operações, os lançamentos contábeis são feitos sempre em contrapartida às demais operações do sistema.

Por exemplo, ao emitirmos uma nota fiscal, o sistema irá lançar o valor venda em uma conta contábil de resultado do exercício, assim como irá gerar lançamentos contábeis nas contas de estoque, movimentando o custo do produto vendido para uma conta de despesa dos produtos vendidos.

Plano de contas padrão do sistema x plano de contas próprio

O MAXIPROD vem inicializado com um plano de contas padrão. Este plano está relacionado com todas as operações fiscais que também são inicializadas no sistema, assim como com algumas configurações contábeis.

A empresa tem duas opções:

  1. Usar o plano de contas padrão, acrescentando novas contas contábeis próprias, se necessário. Nesta opção, as contas do plano padrão não podem ter editadas pelos usuários.
  2. Tornar o plano de contas próprio, ou seja, rodar uma ação que possibilita editar todas as contas contábeis, o que permite personalizar o plano de contas por inteiro.

Como criar novas contas contábeis?

Seja utilizando um plano de contas próprio, ou o plano de contas padrão, é possível criar novas contas contábeis. Para isso, siga as passos abaixo:

  1. Vá no menu Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis:
  2. Na tela de conta contábeis, procure por uma conta que se assemelhe à conta que deseja criar. Por exemplo, se desejo criar uma nova conta de caixa ou banco, posso selecionar a conta 1.01.01.02.01 – Banco do brasil
  3. Após selecionar a conta contábil, clique no botão verde
  4. Informe uma descrição para a nova conta.
  5. No campo Dentro de, você deve informar dentro de qual classificação pretende inserir esta nova conta.
  6. O tipo da conta deve ser Analítica, a menos que esteja querendo criar uma nova classificação para as contas contábeis, nesse caso, selecionaria a opção Sintética.
  7. A Finalidade indica em que funcionalidades/situações do MAXIPROD a conta contábil poderá ser utilizada. Por exemplo: ao fazer o recebimento de um valor de conta a receber, apenas contas de finalidade “Caixa/Banco (Ativo)” podem ser utilizadas.
  8. A opção Favorita serve para definir se esta vai uma conta preferencial em certas operações do sistema. Por exemplo, se você marcar a conta “banco do Brasil” como favorita, ao efetuar um pagamento ou um recebimento, esta conta será inicializada como preferencial nessas operações.
  9. Se estiver cadastrando uma conta de estoque, marque a opção Pode ser usada em movimentação de estoque.
    1. Ao marcar essa opção, o sistema solicita que seja informado o Apelido desta conta contábil. O apelido é exibido na edição de item de nota fiscal, nos campos de “Origem” e “Destino” quando “Movimentar estoque” está marcado. Normalmente, a descrição da conta é mais extensa e é escrita em linguagem mais técnica/contábil, enquanto o apelido é mais curto e escrito de forma mais amigável, para ser utilizado por uma gama maior de usuários, como por exemplo os do almoxarifado e da produção.
  10. Se deseja permitir que lançamentos contábeis feitos nessa conta sejam relacionados a centros de custos, na opção Centro de custos marque “Opcional”. A mesma lógica se aplica ao campo Pedido de venda.
  11. A opção Ratear no custo de produção está relacionada com a funcionalidade de rodar uma ação de recalcular o estoque, em que o sistema analisa todos os custos de contas contábeis com esta opção marcada e faz o rateio para os custos dos itens produzidos através de ordens de produção. Para mais informações sobre o rateio de custos, clique aqui.
  12. O campo Grupo no DRE/balanço serve para que possa elencar contas contábeis ao cálculo do DRE de sua empresa. Ou seja, se marcar uma conta como pertencente ao grupo (-) Custo dos produtos vendidos, o montante de valor dessa conta será somado ao total de custos dos produtos vendidos na consulta do DRE.
  13. O campo Conta referencial da SPED serve para atender a uma norma do SPED Fiscal: no SPED, uma conta contábil deve ser a conta referencial. Se você não gera o SPED através do MAXIPROD, deixe essa opção em branco.
  14. Por fim, clique em .

Como criar um novo plano de contas?

  1. Vá no menu  > Configurações.
  2. Na tela de configurações, clique na opção Exibir configurações contábeis. 
  3. Nas configurações contábeis, você encontra o botão

    .

  4. Clique sobre essa opção e aguarde o término do processo.

 

Veja também: