Integração com o e-commerce PrestaShop

Integração com o e-commerce PrestaShop

Mostramos abaixo como configurar a integração do MAXIPROD com o e-commerce PrestaShop. Através do PrestaShop é possível administrar uma loja online, na qual os clientes farão seus pedidos, que são importados para o ERP MAXIPROD.

Atenção: Recomendamos utilizar a versão 1.7.3.2 ou superior do Prestashop.

Primeiros passos:

Configurando o Company token.

Definindo os Status de pedido que devem ser importados.

Exportando itens vendáveis do MAXIPROD para o PrestaShop.

Importando pedidos de venda.

Exportando itens com parâmetros.

Guia de uso do PrestaShop: http://doc.prestashop.com/display/PS17/User+Guide

Configurando o Company Token

O Company Token é a chave de comunicação entre o MAXIPROD e o PrestaShop. O Company Token é único para cada empresa. Primeiro, geramos o Company Token no PrestaShop, depois preenchemos a chave gerada nas configurações do MAXIPROD.

Siga os passos abaixo:

  1. Logado no ambiente de administração da loja do PrestaShop, vá ao menu Parâmetros avançados > WebService.
  2. Clique no botão “Adicionar novo”.
  3. Na tela de “Adicionar novo”, clique no botão . Ao clicar nesse botão, será gerada uma nova chave.
  4. Preencha, se desejar, a descrição dessa nova chave e deixe a opção “Estado” marcada com .
  5. Na seção de Permissões, marque o checkbox de todas as opções.
  6. Ao final da página, clique em .
  7. Agora, logado no MAXIPROD, vá ao menu  > Configurações.
  8. Na tela de configurações, clique na seção “Configurações de vendas” > e depois desça até a opção “Exibir configurações de integração com e-commerce/Meus pedidos/Excel“, clique nessa opção.
  9. Na seção de integração com e-comemerce, no campo “Aplicativo externo”, selecione “PrestaShop”. Em “Company Token”, insira a chave gerada no passo 3 dessa explicação.
  10. Informe a “URL do web service PrestaShop”. Você deve informar o endereço da sua loja, seguindo a seguinte regra: http://sualoja.com/api/.  Por exemplo, se a MAXIPROD tivesse uma loja com o endereço “maxiprod.com.br/loja”, deveríamos informar no campo “URL do web service PrestaShop” o seguinte endereço: https://maxiprod.com.br/loja/api/.
  11. Clique para as configurações efetuadas. Agora o MAXIPROD conseguirá se comunicar com a sua loja virtual do PrestaShop, permitindo que exporte o cadastro de itens vendáveis e importe os pedidos de venda.

Definindo os Status de pedido que devem ser importados

O PrestaShop permite criar múltiplos status para os pedidos, por exemplo: “Entregue”, “Cancelado”, “Aguardando confirmação de pagamento”, etc. Para importar os pedidos de venda para o MAXIPROD, é necessário indicar os status de pedidos que devem ser importados – por exemplo, somente importar pedidos no estado “Pago”, para evitar a importação de pedidos cancelados ou não pagos.

Siga os passos abaixo:

  1. Logado no MAXIPROD, vá no menu  > Configurações.
  2. Na tela de configurações, clique na seção “Configurações de vendas” > e depois desça até a opção “Exibir configurações de integração com e-commerce/Meus pedidos/Excel“, clique nessa opção.
  3. No campo “IDs dos status de pedidos (separados por vírgula) PrestaShop a importar“, informar os status de pedidos que devem ser importados. Para isso, precisamos conhecer os IDs dos status de pedidos.
  4. Logado na administração da loja do PrestaShop, vá ao menu Parâmetros da loja > Definições da Encomenda.
  5. Na tela de definições da encomenda, clique em “Status”.
  6. A tela de Status apresenta todos os status de pedidos cadastrados na loja. Observe que existe uma coluna chamada “ID”.
  7. Selecione os status de pedidos a importar pelo MAXIPROD e anote os seus IDs.
  8. Volte à tela que estava no ponto 3, logado no MAXIPROD, na seção de configurações de integração com o PrestaShop. Informe no campo “IDs dos status de pedidos (separados por vírgula) PrestaShop a importar” os IDs dos status de pedidos que devem ser importados. Separe os Status com vírgulas. Por exemplo, se deseja que os pedidos de status 1 e 10 sejam importados, informe “1, 10”.
  9. Clique para as configurações efetuadas. Agora o MAXIPROD importará apenas os pedidos que estiverem nos status definidos acima.

Exportando itens vendáveis do MAXIPROD para o PrestaShop

É possível exportar todo o cadastro de itens vendáveis do MAXIPROD para o PrestaShop. Na exportação, também são enviadas as fotos dos itens. Os passos abaixo devem ser dados depois de configurar o Company Token.

Siga os passos:

  1. Vá ao menu Itens > Itens.
  2. Na tela de Itens, vá ao menu Ações > Exportar itens vendáveis para o e-commerce/Meus pedidos.
  3. Ao concluir o processo, todos os itens cadastrados como itens vendáveis no MAXIPROD estarão cadastrados no PrestaShop.
  4. Para exportar os itens com suas fotos, é necessário marcar o checkbox “Pedidos de venda/e-commerce” no cadastro dos itens, seção “Documentos”.

Importando pedidos de venda

Os pedidos de venda gerados no PrestaShop podem ser importados para o MAXIPROD.  Antes de seguir os passos abaixo, configure o Company Token e os IDs de status de pedidos a importar.

Siga os passos abaixo:

  1. Vá ao menu Vendas > Pedidos de venda.
  2. Na tela de pedidos de venda, clique no menu Ações > Importar do e-commerce/Meus pedidos.
  3. Defina a data (de criação / edição) a partir da qual devem ser importados os pedidos e clique em .
  4. Ao final da importação, será apresentada uma janela de “Resultado da importação”, exibindo a quantidade de pedidos importados, não importados e os retornos de importação de cada pedido.//

Exportando itens com parâmetros

É possível exportar os itens com parâmetros para o PrestaShop. Porém, o funcionamento no PrestaShop será diferente do que encontramos no MAXIPROD:

  • No MAXIPROD temos um grupo que possui parâmetros identificadores e dentro desse grupo fazemos o cadastro de um item para cada combinação dos parâmetros. Por exemplo: “Camisa Azul Tamanho P Tecido Algodão” será um item, caso queira a camisa com a mesma cor e tecido, mas de tamanho diferente, teria que cadastrar um outro item.
  • No PrestaShop é cadastrado um único item, que representa todas as combinações dos itens exportados do MAXIPROD. Dessa forma, quando um cliente compra uma “Camisa”, ele escolherá, através dos conjuntos de opções, as características da camisa desejada (exemplo: tamanho, cor e tecido).
    • Ao importar o pedido de venda com as características definidas pelo cliente, o sistema seleciona o item do grupo que possui os valores dos parâmetros escolhidos no pedido do cliente.
  • Aviso: só poderão ser exportados os parâmetros “identificadores” e que possuem conjuntos de opções definidos.

Siga os passos:

  1. Cadastre os atributos dos itens no PrestaShop. Os atributos do PrestaShop serão os mesmos conjuntos de opções do MAXIPROD. Para fazer esse cadastro, vá no menu Catálogo > Atributos e Características.
  2. Clique em para criar um novo atributo.
  3. Após criar o novo atributo, clique sobre ele.
  4. Informe o conjunto de valores desse atributo. Para informar os valores, clique em .
  5. Informe o valor e clique para salvar. 
  6. Após informar os valores de um atributo, observe que na edição desse atributo, na grade onde são mostrados os valores, encontramos a coluna “ID”. Anote o ID desses valores, que serão informados na edição dos valores do respectivo conjunto de opções, no MAXIPROD.
  7. Logado no MAXIPROD, vá ao menu  > Cadastros > Conjuntos de opções.
  8. Na tela de conjuntos de opções, selecione o conjunto desejado (que seria o atributo do PrestaShop) e vá ao menu Consultar > Opções (valores).
  9.  Na tela de valores do conjunto de opções, cadastre os mesmos valores que cadastrou no PrestaShop.
  10. Na edição dos valores, digite o ID informado pelo PrestaShop.
    • Exemplo: o atributo Tamanho possui o valor “M”, cujo ID é “2”.
    • Então, consultando os valores do conjunto de opções Tamanho, cadastrado no MAXIPROD, editamos o valor “M” e informamos que o ID no aplicativo externo é “2”.
  11. Após digitar o ID informado pelo PrestaShop, de cada valor do conjunto de opções, os pedidos com estes itens poderão ser exportados do Prestashop para o MAXIPROD, com seus respectivos parâmetros.