Boletos bancários

Boletos bancários

O MAXIPROD gera boletos bancários para os seguintes bancos:

Banco do BrasilCaixa Econômica FederalBradescoItaúSantanderSicrediBanrisulBanco SicoobBanco Daycoval

Se deseja emitir boletos para outros bancos, entre em contato.

Como configurar boletos bancários?

  1. Para configurar a emissão de boletos bancários, clique no menu “Financeiro > Cadastros > Formas de pagamento e contas bancárias”.
  1. Clique no botão cod-externo-11.
  2. Preencha os dados e em seguida clique em referenciar-custo-de-frete-17.

Os campos “Carteira”, “Variações da carteira”, “Cod empresa”, são informações a serem tratadas diretamente com a gerência do banco. Nesse momento, você entraria em outra parte dessa configuração, que é a de entrar em contato com banco / gerente da conta, para organizar como deverá ser feita a cobrança:

1. Contate o gerente da conta.

2. Informe que você passará a utilizar a cobrança por boletos que serão gerados em seu sistema de gestão.

3. O alinhamento entre os boletos gerados no sistema e o banco é feito através do arquivo de remessa. Informe a gerência que o formato do arquivo de remessa deverá ser o CNAB400.

* O arquivo de remessa será o arquivo de texto gerado no MAXIPROD (após configurada a forma de pagamento por boletos), na tela de contas a receber, a partir dos títulos a serem cobrados por boletos. Será necessário enviar esse arquivo para o banco (dependendo do banco, esse envio é feito online, ou através do canal de suporte), assim você estará informando o banco sobre quais cobranças / títulos entrarão em conta.

4. Escolha a carteira e variação de carteira.

5. Após essas configurações, clique para referenciar-custo-de-frete-17 essa forma de pagamento e você já pode iniciar a utilização dos boletos.

Como gerar os boletos?

  1. Para gerar um boleto, edite uma conta a receber, selecione para a forma de pagamento boleto.

2. Nos títulos em que a Forma de cobrança está marcada para ser por boleto, na coluna “Boleto”, você encontrará o ícone de um código de barras. Clique sobre ele para que seja gerado o boleto.

3. Caso possua um cliente em que a forma de pagamento sempre será por boletos, você pode entrar na edição da empresa desse cliente > expandir o menu Informar dados de venda > selecionar uma forma de pagamento padrão. Dessa forma, sempre que forem gerados títulos a receber de vendas feitas para esse cliente, os títulos já serão gerados com essa forma de pagamento marcada.

Como é gerado o “nosso número”?

“Nosso número” é um sequencial único, independente de cliente. Você pode definir o “Próximo nosso número” em configurações de contas a receber.

É possível configurar um texto padrão para as instruções de cobrança?

Sim, através do preenchimento da configuração “Instruções do boleto de cobrança” em configurações de contas a receber.

Como gerar o arquivo de remessa CNAB 400?

  1. Na página inicial do MAXIPROD, clique em Contas a receber.
  2. Selecione os registros desejados.
    Exemplo:

3. Clique no menu Ações > Gerar arquivo remessa CNAB 400.

4. Será disponibilizado para download um arquivo de remessa que você deve enviar ao banco. Obs: O envio ao banco varia de banco para banco, mas normalmente é feito através do Internet Banking.

Como configurar a multa dos boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Após o vencimento, cobrar multa de. A multa pode ser definida como um percentual do valor do boleto (opção “%”) ou um valor fixo (opção “Reais”).

2. Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Valor de multa após vencimento é preenchido conforme o tópico acima. Obs: Você pode editar o valor da multa manualmente em cada conta a receber, se assim desejar.

Como configurar juros nos boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Após o vencimento, cobrar juros de. Os juros podem ser definidos como um percentual do valor do boleto (opção “%”) ou um valor fixo (opção “Reais”).

2. Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Valor de juros diário após vencimento é preenchido conforme a configuração descrita no tópico acima. Obs: Você pode editar o valor de juros diário manualmente em cada conta a receber, se assim desejar.

Como configurar o protesto de boletos?

  1. No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias preencha o campo Protestar após [____] dias do vencimento.

Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo Protestar após [____] dias do vencimento é preenchido conforme a configuração descrita no tópico acima. Obs: Você pode editar o valor do campo manualmente em cada conta a receber, se assim desejar.

Envio de boleto por e-mail:

  1.  No cadastro da empresa-cliente, abra a grade de contatos, e selecione o contato para cujo e-mail deve ser enviado o boleto e marque o checkbox “Recebe boleto por e-mail”.

2. Para alterar o texto de envio dos boletos, vá ao menu Roda dentada > Modelos de e-mail.

3. Para enviar os boletos por e-mail, vá para a tela de contas a receber, onde se encontram os boletos a enviar. Selecione os boletos que deseja enviar, marcando os checkboxes dos títulos.

Clique no menu Ações > Enviar boletos por e-mail, abrindo a tela de envio por e-mail com os boletos em anexo, onde estarão listados os contatos configurados para receber os e-mails.