Contabilidade

Contabilidade

Contas contábeis

Plano de contas e naturezas de operação prontos para usar

O MAXIPROD vem pré-configurado com um plano de contas e naturezas de operação usadas por grande parte das empresas. No entanto, esses cadastros podem ser alterados livremente, de forma a se adequar às suas necessidades específicas.

Lançamentos contábeis automáticos

A maior parte dos lançamentos contábeis resulta automaticamente das movimentações físicas e financeiras, tais como:

  • emissão de NFs de saída, através da expedição e emissão de títulos a receber
  • recebimento de NFs de fornecedores, através do recebimento físico e emissão de títulos a pagar
  • movimentações de material internas
  • criação e quitações parciais ou totais de títulos a pagar ou receber

Atuação da contabilidade

A arquitetura web admite algumas alternativas de integração:

a) interna , usual nas empresas que contam com equipe interna para os ajustes fiscais e contábeis.

b) por empresa de contabilidade externa, a partir da análise das notas fiscais e demais documentos emitidos e recebidos pela empresa. O acesso por web libera, com permissões específicas, as informações úteis para a contabilidade.

c) contabilidade interna assistida pela empresa de contabilidade externa: a geração automática da maior parte dos lançamentos contábeis, combinada com o acesso web pela empresa de contabilidade para os ajustes e complementações, pode tornar esta opção economicamente interessante.

Centros de custos

Os centros de custos constituem uma forma de classificar custos e despesas. Funciona como uma subdivisão da conta contábil.

Cálculo e fechamento de estoque

O fechamento de estoque é a situação das quantidades e valores do estoque em determinada data. Esta situação é obtida através do recálculo das quantidades e valores do estoque, a partir do fechamento anterior, considerando as movimentações ocorridas desde aquele fechamento e o fechamento ora sendo calculado.

Demonstrativo de resultados (DRE)

No cadastro de contas contábeis é possível indicar a qual Grupo no DRE/balanço ela pertence. Cada linha do DRE corresponde a um grupo. O valor de cada grupo corresponde ao saldo (crédito – débito) dos lançamentos contábeis das contas vinculadas ao grupo.

Para calcular o DRE deve-se informar data de início e data de fim, isso possibilita calcular DRE mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual, enfim, para qualquer período desejado.

SPED Fiscal com bloco K

Geração do SPED Fiscal com bloco K.

SPED Contribuições

Geração do SPED Contribuições.

SPED Contábil

Geração do SPED Contábil.