Ordem de manutenção

Ordens de manutenção

Vide Serviços e manutenção

A ordem de manutenção (OM) incorpora material e trabalho a um objeto – um equipamento, veículo, etc – visando manter ou retorná-lo a um determinado nível de qualidade. Fisicamente, todo o material e trabalho são incorporados ao objeto de manutenção, mas financeira e fiscalmente o tratamento pode ser mais complexo.

A ordem de manutenção pode ser criada:

 

Isto envolve os seguintes tipos de materiais, serviços e custos:

  • o próprio objeto de manutenção, que deve estar previamente cadastrado como lote registrado, e pode ser de propriedade da própria empresa que realiza a manutenção, ou de terceiros, normalmente clientes dessa empresa.  Quando o objeto em manutenção é de terceiros, ele é normalmente devolvido pelo mesmo valor com que foi recebido, sendo os materiais e serviços realizados devolvidos em outros itens de nota fiscal.
  • os materiais e serviços fiscalmente incorporados ao objeto em manutenção: quando o objeto em manutenção é da própria empresa e a manutenção é local (não há faturamento), pode ser mais simples incorporar os respectivos custos ao próprio objeto.
  • os produtos e serviços incorporados ao item “Produtos e serviços” da nota fiscal. No cadastro da ordem de manutenção, este item é o “produto”.
  • os materiais vendidos diretamente pela empresa de manutenção ao cliente.

Como criar ordens de manutenção?

As ordens de manutenção podem ser criadas manualmente ou a partir de pedidos de venda.

Antes de cadastrar uma ordem de manutenção, é necessário:

  • cadastrar um item de procedência serviço / manutenção, por exemplo “conserto de…”, “regulagem de faróis”, “troca de óleo”, “manutenção empilhadeira”, etc…
  • cadastrar um objeto de manutenção, por exemplo um automóvel, uma empilhadeira ou uma impressora.

Os exemplos abaixo seguirão utilizando os itens apresentados na imagem abaixo:

  • Cadastrar item de manutenção:
  • Cadastrar objeto de manutenção:

Como criar OMs manualmente?

  1. Vá ao menu Produção > Ordens de manutenção.
  2. Na tela de Ordens de manutenção, clique em , sendo aberta uma tela de criação de uma nova OM.
  3. Informe o item de serviço, o objeto de manutenção e a sua quantidade. Se o objeto de manutenção possui um nº de série ou de lote, informe esse dado no campo “Lote ou número de série do objeto da manutenção”. 
  4. Clique em .

Como criar OMs a partir de pedidos de venda?

Uma OM pode ser criada automaticamente a partir de um item de pedido de venda, se este informar (1) o serviço e (2) o objeto da manutenção. Ao aprovar o pedido de venda, é criada automaticamente a OM que atende este item de pedido.

  1. Para criar um novo pedido de venda,  vá ao menu Vendas > Pedidos de venda, e clique em .
  2. Insira o item de manutenção. O tipo do item deve ser “Manutenção”. 
  3. Se o tipo do item é “Manutenção”, aparece um campo no qual é informado o “Objeto de manutenção”. 
  4. Após inserir o item de serviço e o objeto de manutenção, clique para  o pedido de venda, sendo gerada a OM, que atende esse pedido.

Como baixar o objeto de manutenção e os insumos para a OM?

Para realizar a OM, é necessário baixar o objeto de manutenção, e a seguir insumos que consumidos.

Quando a OM é criada a partir de um pedido de venda, o objeto de manutenção deve estar em um “estoque de terceiro em nosso poder”, onde o terceiro é o cliente do pedido de venda.

Baixar objeto de manutenção:

  1. Para baixar o objeto de manutenção, entre na edição da OM e vá ao menu Ações > Baixar objeto de manutenção.
  2. Depois de baixado, o objeto de manutenção é exibido na lista de insumos da OM, com o ícone .
  3. Observe que antes da baixa o estoque de manutenção estava em um estoque de 3º em nosso poder. 
  4. Depois da baixa, o item é movimentado novamente para um estoque de 3º em nosso poder, mas é indicada a ordem de manutenção que o recebeu, e passa a ser do tipo “Objeto de manutenção”.

 

Baixar insumos para a OM:

  1. Para baixar insumos para a OM (além do objeto de manutenção), entre na edição da OM.
  2. Clique no menu “Ações > Baixar insumo sem estrutura de produto” ou  no botão , e será aberta uma tela para a nova baixa.
  3. Selecione o item e a origem do estoque a baixar.                                                     
  4. O último campo dessa janela de baixa se chama “Tipo do estoque”. Defina se o insumo deve ser apenas consumido pela ordem de manutenção , ou se este insumo, após consumido, deve ser mantido em um estoque separado, visando a devolução fiscal (caso esse insumo tenha sido fornecido pelo cliente).                                                                                                                                                                        
    • Consumir  estoque: o estoque é consumido, saindo da tela de estoque.
    • Manter insumo consumido em estoque separado: o estoque, após consumido, é movimentado para um estoque de “material consumido”. Isto é útil quando é necessário detalhar os insumos consumidos na ordem de manutenção, por exemplo na NF de devolução para o cliente. Veja na imagem abaixo um exemplo de insumos baixados com essa opção:
    • Estoques “Consumidos” não podem ser baixados novamente para ordens de produção.
  5. Após preencher, clique em .

Conclusão de ordens de manutenção

Após as baixas do objeto de manutenção e dos insumos, a OM pode ser concluída e a NF emitida.

Neste exemplo, a nota de saída tem dois itens, com diferentes operações fiscais:

  • o serviço de manutenção, com uma operação fiscal de serviço de manutenção;
  • o objeto de manutenção, com uma operação fiscal de remessa.

Ao concluir a OM, são gerados dois estoques: um referente ao objeto de manutenção e outro ao serviço de manutenção. Embora a “estocagem” de um item de serviço não exista fisicamente, é necessário que esse item entre em estoque, para poder movimentá-lo com a emissão da nota e alimentar os lançamentos contábeis de entradas de custos e receitas. Para concluir uma OM:

  1. Entre na edição  da OM e clique no botão .  Abrirá a janela de conclusão da OM. Defina a conta de estoque na qual deseja lançar o item de serviço de manutenção e clique novamente em .                                                                                                                        
  2. Após a conclusão, o estoque exibe o item de serviço de manutenção e o objeto de manutenção. 
  3. Emita a nota fiscal, movimentando dois itens:
    • o objeto de manutenção, com origem no estoque de 3º;
    • o item de serviço. Embora não ocorra fisicamente, esta movimentação gera os lançamentos contábeis de custo e receita.