Relatórios e etiquetas personalizados

Relatórios e etiquetas personalizados

Vide também:

Pode-se personalizar propostas, pedidos de venda, etiquetas, recibos, ordens de produção e outros documentos.

Os modelos de relatórios podem ser criados, ou editados a partir dos modelos-padrão fornecidos pelo MAXIPROD.

Finalidades, modelos e tags

Os diferentes relatórios são agrupados por finalidade. Exemplos de finalidade: Nota fiscal, ordem de produção, contas a receber, etc…

Para cada finalidade, podemos ter um ou mais modelos de relatórios, em formato .xlsx (Excel) ou .doc (Word). Os modelos-padrão são fornecidos pelo MAXIPROD e não podem ser alterados pelos assinantes.  No entanto, a partir de um modelo padrão, cada assinante pode criar os seus próprios modelos.

No menu de relatórios de cada tela são incluídos todos os modelos das finalidades associadas (por código) a essa tela. Portanto, se uma finalidade F está associada a uma tela, e for criado um novo modelo de relatório desta finalidade, esse relatório aparecerá no menu de relatórios da tela.

Cada finalidade possui um conjunto de tags, que são identificadores de campos. As tags são inseridas pelos usuários nos modelos de relatórios e, quando um relatório desse modelo é gerado, as tags são substituídas pelos seus respectivos textos (strings, números, códigos de barras, imagens).

 

Como criar ou modificar um modelo de relatório ?

  1.  Os modelos de relatórios podem ser elaborados em formato docx (Word) ou xlsx (Excel).
  2.  Pode-se criar um modelo novo, ou baixar um dos modelos já existentes, e alterá-lo, inserindo as tags relativas a cada campo do relatório. A criação de um modelo novo pode ser feita através do Microsoft Word, ou aplicativo similar.
  3.  Para fazer o download e upload dos modelos de relatórios, clique no menu Imprimir > Gerenciar relatórios das telas de edição de propostas, pedidos, notas fiscais, ordens de produção, títulos a receber, etc
  4. Na janela “Gerenciar Relatórios”, clique em botao_novo para criar um novo modelo, no botão Seta verde para baixar um modelo, e no X excluir para excluir um modelo existente.Doc personalizados 3
  5. Clicando no botão botao_novo, é aberta a tela de inserção de um novo modelo, com acesso ao respectivo dicionário de tags. Para visualizar o dicionário de tags, clique no botão Interrogacao.Doc personalizados 4

 

Tags

Ao clicar botao_novo para adicionar um novo modelo, e em seguida no botão Interrogacao, é aberta a tela de tags.  Vide, abaixo, a janela de tags para pedidos de venda:

Doc personalizados 5

Nos modelos de relatórios, as tags são colocadas no local em que a informação será exibida.  Por exemplo, os dados iniciais do cliente podem ser inseridos da seguinte forma:

Prezado [[ContatoComercial.Nome]],

Empresa [[Cliente.NomeFantasia]]. 

Localizada em:

[[Cliente.Endereco.Completo]]

Os filtros “Tag” e “Descrição” podem ser usados na pesquisa da tag.

Regras gerais das tags:

  • Nos campos numéricos, a quantidade de casas decimais exibida é informada conforme o exemplo “[[ValorTotal]:format(N2)]”, que exibe o valor total com duas casas decimais
  • Para ocultar uma linha quando o conteúdo de um campo é vazio, a tag deve ser seguida da palavra ‘collapse’ usada conforme o exemplo “[[TelefonesDoDestinatario]:collapse]”, que exibe uma linha com os telefones do destinatário, somente quando existirem. Se não, oculta a linha.
  • Se uma tag contém a palavra “ITEM“, a linha será repetida para cada item do respectivo documento, que exibirá uma tabela. Insira apenas uma linha com as tags dos itens, e o modelo gerará uma linha de relatório por item. Veja o exemplo abaixo:

propostas-personalizadas-1

Resultado, usando a tabela acima em uma proposta com mais de um item:

propostas personalizadas 2

Criando modelos de relatórios

Para criar modelos de relatórios, entre na tela de “Gerenciar relatórios”, clique em botao_novo, selecione o arquivo em seu computador e clique no botão Doc personalizados 10.

Ao criar modelos de etiquetas, é necessário informar a finalidade antes de selecionar o dicionário de tags, ou de criar o modelo, pois as tags dependem da finalidade da etiqueta.

Doc personalizados 12

Finalidades das etiquetas:

A etiqueta de nota fiscal exibe os dados genéricos da NF de saída, com o endereço de entrega, transportadora, etc.

A etiqueta de embarque por item exibe os dados de cada item (linha) da NF de saída.

A etiqueta de embarque por volume do item exibe os dados de cada volume de um item da NF de saída.

A etiqueta de embarque por lote exibe os dados de cada lote da NF de saída.

A etiqueta de estoque por item exibe os dados relativos a cada lote interno de uma NF recebida.

A etiqueta de estoque por volume do item exibe os dados relativos a cada volume de uma NF recebida.

Exemplo: criando um modelo de relatório de pedido de venda

 

Neste exemplo, vamos criar um modelo de docx. É interessante trabalhar com tabelas, para facilitar a organização das informações.

 

  1. Vá ao menu Vendas > Pedidos de venda.
  2. Selecione um pedido de venda e clique na edição
  3. Na edição do pedido, vá ao menu Imprimir > Gerenciar relatórios.
  4. Na tela de “Gerenciar relatórios”, clique no botão botao_novo e em seguida no botão Interrogacao, para abrir o dicionário de palavras-chave.
  5.  Inserimos as informações de número do pedido, data de emissão e dados do cliente. Copie o texto da Tag desejada.Doc personalizados 6
  6. No arquivo docx, cole o texto da Tag no local desejado.Doc personalizados 7
  7. Busca das informações dos itens.Doc personalizados 8
  8. Insira as tags dos itens dentro de tabelas. Insera apenas uma linha com as tags dos itens, pois elas serão replicadas para cada item do pedido de venda. Doc personalizados 9
  9. Após concluir o modelo de relatório, importe-o na tela “Gerenciar relatórios”.
  10. Os modelos importados aparecem disponíveis para impressão no menu “Imprimir.Doc personalizados 13
  11. Observe abaixo o resultado, quando imprimimos o modelo e as tags são substituídas pelos dados do pedido de venda.help templates - correcao de imagem

Impressão das grades (lista)

Na explicação acima, nós mostramos como criar relatórios personalizados para a impressão de documentos, por exemplo, pedidos de venda, notas fiscais, etiquetas.

Porém, também é possível criar relatórios personalizados para a impressão das grades de informações (chamadas de impressão de “listas”). Esse modelo é útil para situações em que deseja montar relatórios gerenciais, por exemplo: temos as informações de todas as notas fiscais de venda, mas gostaríamos de um relatório que exportasse essas informações, segmentasse o total vendido por cliente e apresentasse qual cliente que teve maior participação nas vendas, essa situação poderia ser atendida por uma impressão da lista de notas fiscais.

Funcionamento:

  • Crie um modelo de impressão em “docx” e ou “xlsx”.
  • Cada tag se refere a uma informação presente nas colunas das grades.
  • Após importar o relatório personalizado, utilize os filtros da tela para que possa segmentar a informação que pretende exportar.

Veja abaixo um exemplo de criação de um modelo de relatório de lista:

  1. Criaremos um modelo de relatório de pedidos de compra. Primeiro, vamos abrir o dicionário de tags, para assim preencher nosso modelo de relatório. Vá no menu Imprimir/exportar > Configurar relatório personalizado da lista de (pedidos de compra, no exemplo abaixo).
  2. Na tela de modelos de relatórios, vá no menu Consultar > Dicionário de tags.
  3. Abrirá a janela do dicionário de tags. Selecione as informações desejadas, copie o texto da tag e cole-o no modelo. impressao grade 3
  4. As tags que se referem às colunas da grade, ou seja, que irão puxar a informação presente em cada linha, caso esteja utilizando um arquivo docx, devem ser obrigatoriamente posicionadas dentro de uma tabela. impressao grade 5
  5. Deve-se inserir uma única linha para as tags que puxam as informações das colunas. Ao gerar o relatório, essa linha se multiplicará de acordo com a quantidade de linhas da a grade. Veja, por exemplo, como fica a impressão desse modelo acima.impressao grade 6
  6. Após concluir o modelo do relatório, incluindo as tags desejadas, o modelo deve ser importado para o repositório de modelos do sistema. Vá ao menu Imprimir grade > Modelos de relatórios.impressao grade 7
  7. Abrirá a janela de modelos de relatórios. Nessa tela, clique no botão botao_novo e, na janela seguinte, clique em selecionar para fazer o upload do modelo de relatório.
  8. Feito isso, clique no botão impressao grade 8.impressao grade 9
  9. Após enviar os arquivos, eles ficarão listados na janela de modelos de relatórios. impressao grade 10
  10. Nessa tela, podem ser baixados os arquivos clicando na flecha verde flecha verde. Também podem ser excluídos os arquivos clicando no “xis” de exclusão eexcluir.
  11. Após o upload, os modelos de relatórios estarão disponíveis para impressão no menu de Impressão. impressao grade 11