Faturamentos parciais

Como faturar / receber parcialmente as quantidades dos pedidos de venda e pedidos de compra?

Mostraremos nos passos abaixo um exemplo de como faturar parcialmente itens e quantidades de itens de um pedido de venda. A lógica para os pedidos de compra será a mesma utilizada para os pedidos de venda.

  1. Criamos um pedido de venda com três itens, conforme listamos na imagem abaixo:faturar parcial 1
  2. Inicialmente, desejamos faturar apenas 200 unidades do item N10001 e 200 unidades do item N10002, sem faturar qualquer unidade do item N10003. Para isso, primeiro clicamos ao final do pedido de venda para “Faturar este pedido”.
  3. Será gerada uma nota fiscal idêntica ao pedido de venda, com as mesmas quantidades informadas antes: 400 unidades de N10001; 430 unidades de N10002; 360 unidades de N10003. faturar parcial 2
  4. Para faturar parcialmente, devemos entrar na edição dos itens que terão um faturamento parcial e reduzir as quantidades que serão vendidas. Para os itens que não serão vendidos, devemos excluir eles da nota fiscal.
    1. Reduzir as quantidades: entrar na edição do item.faturar parcial 3
    2. Reduzir a quantidade a ser vendida.faturar parcial 4
    3. Excluir o item que não será faturado.faturar parcial 5
  5. Dessa forma, irá restar na nota apenas os itens e as quantidades que serão de fato faturadas.faturar parcial 6
  6. Após a emissão da NF, podemos consultar o pedido de venda e constatar que ficaram gravadas as quantidades faturadas de cada item. A coluna “Qt fat” apresenta a quantidade do item que já foi faturada e a coluna “Qt a fat” apresenta a quantidade que falta faturar – ainda temos a coluna NF, que apresenta em quais NF’s os itens do pedido foram faturados.  faturar parcial 7
  7. Ao clicarmos novamente para faturar o pedido, será gerada uma nota fiscal apenas com as quantidades que estão a faturar de cada item.faturar parcial 8
  8. Assim, podemos repetir o mostrado no passo 4, faturando parcialmente as quantidades, ou podemos faturar integralmente os itens do pedido.
  9. Quando todos os itens de um pedido de venda estiverem integralmente faturados, o pedido de venda também será automaticamente faturado.