Tabelas de preços

Tabelas de preços

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As tabelas de preços permitem que o mesmo produto seja vendido por diferentes preços, conforme o cliente ou grupo de clientes, e a quantidade vendida.

Onde são utilizadas as tabelas de preços?

Em propostas, pedidos de venda e notas fiscais de saída existe o campo tabela de preços. Ao informar o cliente, caso este possua uma tabela de preços padrão, a tabela da proposta/pedido/NF é inicializada, podendo ser alterada se assim for desejado.
Ao inserir itens na proposta/pedido/NF, caso tenha sido informada tabela de preços, o valor unitário do item será inicializado conforme o preço de venda definido na tabela. Caso o item informado não seja encontrado na tabela de preços, o valor unitário será inicializado com zero. Caso não tenha sido definida tabela de preços na proposta/pedido/NF, o valor unitário será inicializado conforme o preço de venda informado no cadastro do produto/serviço.

Como cadastrar uma tabela de preços?

  1. Clique no menu Vendas > Tabelas de preços.
  2. Clique no botão cod-externo-11.
  3. Informe o código e a descrição da tabela de preços.

Exemplo: tbl_preco_ex01

  1. Na grade Produtos/serviços, clique no botão referenciar-custo-de-frete-11.
  2. Informe ou selecione um item, informe o preço de venda e em seguida clique no botão referenciar-custo-de-frete-17.
    Exemplo: tbl_preco_ex02

Como definir a tabela de preços padrão do cliente?

  1. Clique no menu Vendas > Clientes.
  2. Edite o cliente desejado.
  3. Clique em Informar dados de venda.
  4. Informe ou selecione uma tabela de preços e em seguida clique no botão botao_salvar.Exemplo:

Tabela de preços de um grupo de itens

Se um item tem uma tabela de preços, ela será usada. Senão,  será usada a tabela de preços do grupo de itens. Portanto, se um cliente não quer que seja usada a tabela de preços do grupo, mas sim a do item, não deve criar tabela do grupo, senão haveria o risco de, esquecendo de criar a tabela do item, ser inadvertidamente usada a do grupo.