Venda para entrega futura

Venda para entrega futura

Siga os passos abaixo, para configurar o sistema em situações onde haverá venda para entrega futura.

  1. Em vendas para entrega futura, serão enviadas duas notas: nota de faturamento e nota de remessa. Com as próximas configurações, será possível emitir duas notas a partir de um pedido de venda, cada uma atendendo a um passo do processo.
  2. Os pedidos de venda possuem os estados “Faturado c/ entrega futura” e “Faturado”. No primeiro estado, o pedido terá gerado apenas a nota de faturamento. No segundo estado, terá gerado a nota de remessa, concluindo esse pedido.
  3. Primeiro configuramos as operações que utilizaremos. Vá no menu Fiscal > Cadastros > Operações fiscais.
  4. Na tela de Operações fiscais, configuramos a operação utilizada na primeira parte do processo, o faturamento da venda. Encontre uma operação que possua o CFOP que você utiliza nas vendas para entrega futura. Se desejar, pode editar essa operação, ou selecione-a e clique no menu duplicar registro apontado.
  5. Na edição da operação fiscal, expanda o menu “Informar inicialização dos itens da nota”¹ > Marque o checkbox “Operação com entrega futura“² > Selecione a opção “Venda ou compra”³.venda para entrega futura 1
  6. Feito isso, garanta que a opção “Movimentar estoque” esteja desmarcada, pois nessa primeira nota não haverá movimentação. Clique para salvar as edições feitas nessa Operação fiscal.
  7. Configuramos a Operação fiscal utilizada na nota de remessa. Procure a operação com o CFOP de remessa e, na sua edição, expanda novamente a opção “Informar inicialização do item da nota”.
  8. Marque o checkbox “Operação com entrega futura” > Selecione a opção “Remessa”.venda para entrega futura 2
  9. Feito isso, o sistema já está configurado para as operações com entrega futura.

Exemplo de um pedido de venda para entrega futura

Nota de faturamento:

  1. Na tela de pedidos de venda, clique em NOVO para criar um novo pedido.
  2. Selecione a Operação fiscal configurada para faturamento da venda para entrega futuravenda para entrega futura 3
  3. Insira os itens desse pedido e, após concluir o processo de preenchimento, clique para aprovar o pedido.
  4. Para gerarmos a nota de faturamento, entre na edição do pedido de venda e clique, ao final dele, na opção venda para entrega futura 4.
  5. Será gerada uma nota fiscal idêntica ao pedido. Faça a emissão da NF-e.
  6. O pedido de venda que gerou essa nota fiscal passará do estado “A faturar” para “Faturado para entrega futura“. venda para entrega futura 5

Nota de remessa:

  1. Entre na edição do pedido de venda que se encontra no estado de “Faturado para entrega futura“. Esse estado significa que todas as unidades dos itens desse pedido já foram faturadas, restando apenas entregá-las através da nota de remessa. venda para entrega futura 6
  2. Dentro do pedido, vá no menu Ações > Criar nota fiscal com quantidades a entregarvenda com entrega futura 7
  3. Será gerada uma nota fiscal idêntica ao pedido, apenas com as quantidades a entregar desse pedido.
  4. Altere a operação fiscal para a operação configurada para a remessa de entrega futura.venda com entrega futura 8
  5. Feito isso, vá no menu Ações > Atualizar dados dos itens conforme Operação fiscal da NF. Isto é necessário para os dados dos itens fiquem parametrizados com as configurações da Operação fiscal de remessa.venda com entrega futura 9
  6. Finalize a nota de remessa e clique para Untitled (2).